quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

26.000% de Inflação Zimbabweana

Tomou-se conhecimento que a inflação zimbabweana disparou para 26.470,8%, novo recorde neste país da África Austral, o que pode afectar as próximas eleições gerais marcadas para 29 de Março de 2008, num país a braços com uma desastrosa crise económica que os críticos atribuem as políticas do governo. Esta inflação acumulada até Novembro de 2007 atingiu este valor contra os 7.982,1% de Setembro (não foram publicadas as estatísticas da inflação do mês de Outubro). Este salto de inflação forçou o Banco Central a aumentar as taxas de juro de 975 para 1.200%, como forma de desencorajar os empréstimos dos especuladores e expansão inflaccionária de crédito. É estimado que a economia contraíu 6% em 2007, espelhada pelo declínio da produção em todos os sectores da economia, a excepção de um aumento marginal na produção agrícola. Nos últimos 8 anos os zimbabweanos enfrentam uma escassez crónica de comida, combustível, divisas e mais recentemente electricidade, uma crise que segundo os críticos de Mugabe tem a sua génese no controverso programa de reforma agrária. Enquanto isso, Mugabe atribui a crise as sanções ilegais impostas pelo Ocidente como retaliação do programa de reforma agrária, que tinha como objectivo a redistribuição de uma minoria branca por uma maioria negra sem terra.

3 comentários:

uabalumuka disse...

Em primeiro lugar os meus parabéns. Pelo blog, pelo aniversário, pelo serviço que diria quase público de manter um blog com estas características. Para mim um estudioso da realidade africana, é um regalo o nível de informação que mostra e os links que revela. O nível é suficientemente alto para me deixar sem reparos, daí que não faça comentários.

Bom trabalho e obrigado

Emanuel Lopes

Izidine.Abdul.Cadir disse...

Obrigado, digo eu, pelas palavras simples e de grande utilidade pública.

diario da Fafi disse...

Fiquei muito feliz de encontrar seu blog. Sou pedagoga, brasileira, e trabalho no nucleo étnico na secretaria de educação de um municipio próximo. Sou encantada pela história africana e afro brasileira.
ficaria feliza se mantivêssemos contato.
Meu blog são: http://www.diariodafafi.blogspot.com/ e paideiavirtual.blogspot.com/
Apareça por lá.
Abraços.